Notícias

Gestão de Custos de Energia

Presente na maioria das reuniões organizacionais, a redução de custo, em especial, a energia, desponta como um dos recursos mais onerosos, visto que seu custo vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. A gestão de energia, feita de maneira eficiente, pode trazer uma diminuição importante de custos nas empresas.

Diante disso, a PD7 Technology entrega a seus clientes uma plataforma de gestão de energia que, através de um medidor que utiliza transformadores de corrente de núcleo bipartido, realiza o monitoramento de quadros de disjuntores e barramentos, gerando previsões altamente precisas. Através de Machine Learning, o aplicativo leva em conta as variações de tendência e sazonalidade do histórico de consumo, permitindo facilmente a previsão do consumo para os 30 dias seguintes e consumo típico de cada hora, o que evidencia os momentos em que o uso de energia superou o esperado.

Como regra geral, quanto mais dados medir e mais detalhados forem, melhor será a precisão de informações. Para isso, é necessário fazer a instalação de um equipamento simples que, através de conexão Wi-Fi, os dados coletados serão enviados em tempo real para o processamento em nuvem. O aplicativo possui uma variedade de ferramentas de análise de grandezas energéticas que ajudarão o empreendimento a gerir o consumo e identificar potenciais de economia.

As principais ferramentas e funcionalidades da plataforma de gestão são:

Gráficos de potência ativa, reativa, corrente e tensão em tempo real (1 dado/seg.);
Gráficos de consumo histórico com curvas horárias, diárias, semanais, mensais, anuais ou personalizadas;
Algoritmos de inteligência artificial para identificação do consumo padrão e previsão com curvas de carga horárias, diárias, semanais, mensais, anuais ou personalizadas;
Análises comparativa de demanda ativa e reativa e fator de potência entre múltiplos pontos;

Alertas de demanda e fator de potência via SMS ou e-mail;
Criação de grupos para consolidação de dados dos medidores instalados de maneira customizada;
Simulação de contratos e tarifas;
Relatórios semanais e mensais sobre o consumo;
Gestão de metas de consumo;
Monitoramento de geração, cálculo de injeção e saldo de geração solar;
Exportação de dados em formato .xls e .csv (todas os parâmetros elétricos e tarifários presente na plataforma).

Para finalizar, acredito que tenha dado para perceber a importância de uma ferramenta de medição de consumo energético e as possibilidades que elas podem gerar quando buscamos implementar melhorias nos mais diversos consumidores. Assim, a PD7 Technology busca deixar um legado de confiança e eficiência na informação, permitindo tomadas de decisão estratégicas e otimização de recursos.