Tendências

topo-tendencias---Pd7
etac-2

ETAC – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS CINZAS

O conceito de prédio inteligente não visa apenas agregar tecnologia nas áreas de refrigeração e iluminação. Este conceito também tem que estar aliado à questão da sustentabilidade e gerenciamento de custos do cliente. Como por exemplo, podemos citar que a redução do consumo de água potável do edifício, além de implicar no custo do cliente, também otimiza a utilização dos recursos hídricos disponíveis, evitando o desperdício.

Com base neste conceito, a ETAC (Estação de Tratamento de Águas Cinzas) hoje, está presente na maioria dos projetos de prédios inteligentes, pois a ETAC auxilia na operação predial e diminui os custos de maneira perceptível e significante.

etac-1O projeto de uma ETAC depende de muitas variáveis, sendo algumas delas quanto ao tamanho do edifício e o quanto se quer economizar e também, de como será o processo. Comumente, ele é composto por grandes reservatórios de água cinza que passa por um processo de tratamento intenso para ser reutilizada. Os parâmetros mais utilizados para considerar a água pronta para o reuso são os padrões mínimos exigidos para a segurança do usuário, levando-se em consideração o nível de turbidez, cloro e também o nível de acidez presente na água.

A PD7 Technology, possui ,em alguns de seus contratos, a responsabilidade sobre a ETAC do edifício, capaz de avaliar a economia que é feita com o processo de tratamento e se os medidores responsáveis por essa avaliação estão funcionando corretamente. Através desta supervisão, juntamente com o acompanhamento da equipe de Hidráulica do edifício, a água tratada é direcionada aos reservatórios de reuso, onde poderá ser utilizada nas descargas de banheiros, irrigação do jardim ou outros tipos de consumo que não exijam contato físico com os usuários do edifício.