Tendências

topo-tendencias---Pd7
dali-1

GESTÃO PREDIAL INTELIGENT – DALI SYSTEM

DALI é um acrônimo de “Digital Addressable Lighting Interface”. Trata-se de um padrão internacional especificado pela norma IEC 60929 que independe dos fabricantes dos produtos, o que assegura a intercambialidade e a interoperabilidade de dispositivos “dimerizáveis” de vários fabricantes. Isto dá aos projetistas, fabricantes de luminárias, construtores, instaladores e usuários finais a segurança de várias fontes de fornecimento.

O Sistema DALI é a maneira ideal e simplificada de comunicação digital ajustada às necessidades tecnológicas do lighting design contemporâneo. Este novo padrão não é meramente uma versão digital dos atuais sistemas de controle analógico. Os componentes DALI possibilitam a criação de um sistema de iluminação flexível, de custo vantajoso e controle descentralizado. O DALI é restrito unicamente aos componentes do sistema de iluminação e esta limitação não é uma desvantagem, pelo contrário, simplifica o planejamento e instalação. DALI é mais simples e mais barato do que sistemas convencionais de gerenciamento predial (BMS – Building Management System).

dali-2Essa nova solução traz os benefícios de um novo padrão da indústria aos sistemas de controle da iluminação. Foi desenvolvido, especificamente, pensando em melhorar o controle da iluminação em aplicações locais de controle de ambientes e também da possibilidade de se conectar com os sistemas de gerenciamento predial. O protocolo DALI, especificado pela já citada norma IEC 60929, foi adotado como um novo padrão por importantes fabricantes de reatores como Helvar, Hüco, Philips, Osram, Tridonic, Trilux e Vossloh-Schwabe. Como uma concepção de comunicação dedicada ao controle de sistemas de iluminação, DALI permite o controle sofisticado dessa iluminação ao aumentar excepcionalmente a flexibilidade e reduzir custos de instalação.